tag:blogger.com,1999:blog-7917205857057426406.post1470384383532435149..comments2023-10-20T15:46:26.868+01:00Comments on Pensamento do Meio-Dia: Sobre a prática generalizada da retençãoHugo Mendeshttp://www.blogger.com/profile/05566359753338952544noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7917205857057426406.post-38303247134000476722008-07-07T01:05:00.000+01:002008-07-07T01:05:00.000+01:00Sobram evidências de que a retenção é, realmente, ...Sobram evidências de que a retenção é, realmente, um instrumento injusto, do ponto de vista social, ineficaz, do ponto de vista pedagógico, e anacrónico, do ponto de vista organizacional. Mas o PISA talvez nem seja o melhor argumento. Um inquérito aos alunos do 9º ano que coordenei este ano mostrava como, a cada vez que se reprova, aumentam as possibilidades de voltar a reprovar e também de ser alvo de processos disciplinares, mas decresce a motivação para estudar e o tempo diário de estudo. Ou seja, a permissa psicológica de que, ao reprovar, um aluno toma consciência da sua situação e torna-se mais dedicado à escola, apenas se aplicará num número residual de casos. Nos outros, a reprovação significa um estigma e um estímulo directo à exclusão e à indisciplina. Os resultados do inquérito mostram que, se a primeira reprovação no básico é já um cartão amarelo, a segunda marca claramente o ponto de ruptura com o sistema. Até porque a cada ano que passa, a pressão para começar a ganhar dinheiro aumenta, sobretudo nas classes desfavorecidas, onde a retenção tem maior incidência. Apesar de tudo isso, as retenções irão continuar enquanto se conservar a ficção colectiva de que esse é o (último) bastião da autoridade e do prestígio docentes.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7917205857057426406.post-1163443378701613632008-07-01T14:30:00.000+01:002008-07-01T14:30:00.000+01:00Parabéns pelo texto.AbraçoParabéns pelo texto.<BR/>AbraçoArmando Rocheteauhttps://www.blogger.com/profile/01219591831808095634noreply@blogger.com